Campeonato Baiano terá inédita final sem representantes de Salvador

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

13/05/2021 17h04 — em Esportes

MACEIÓ, AL (UOL/FOLHAPRESS) - Pela primeira vez na história do Campeonato Baiano, que existe desde 1905, nenhum time da capital Salvador vai decidir a final do torneio. A final será entre Bahia de Feira de Santana e Atlético de Alagoinhas. Na noite de quarta-feira (12), a equipe feirense venceu o campeão da Copa do Nordeste, o Bahia, por 3 a 0 e garantiu a posição na última fase.

O Atlético de Alagoinhas, o primeiro a garantir a vaga após derrotar a Juazeirense nos pênaltis na tarde de quarta, é o atual vice-campeão do estadual. Já o Bahia de Feira foi vice há dois anos e possui título do Estadual de 2011. Os dois finalistas garantiram vaga na Copa do Brasil desta temporada.

De acordo com informações do historiador Maurício Brum, além de ser uma decisão inédita sem soteropolitanos, é a primeira vez desde 1968 que a dupla Ba-Vi está completamente ausente das finais.

A situação é parecida ao que aconteceu na final do ano passado do Campeonato Pernambucano. Em 2020, o Salgueiro, do sertão de Pernambuco, foi o primeiro time fora do Recife a ser campeão.

A decisão entre Atlético-BA e Bahia de Feira será em duas partidas. A primeira, tendo os atleticanos como mandantes, acontece no próximo domingo (16), às 16h, no estádio Carneirão, em Alagoinhas. Uma semana depois, no mesmo horário, as duas equipes decidem o título na Arena Cajueiro, em Feira de Santana.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes