Governo do AM vai antecipar pagamento para Tratamento Fora de Domicílio

Por Portal do Holanda

30/10/2020 14h56 — em Eleições

Ao todo, 230 pacientes serão beneficiados com a medida. Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai antecipar o pagamento da ajuda de custo de pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A medida foi tomada em virtude da situação financeira dos pacientes durante a pandemia do novo coronavírus.

A coordenadora da Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (CURA), Keila do Vale, explica os motivos que levaram a secretaria a adotar tal estratégia.

“Com a pandemia, muitas famílias enfrentaram dificuldades financeiras, então, vamos antecipar o pagamento para até dois dias antes do paciente viajar, para que ele chegue ao estado onde irá realizar o tratamento com uma reserva financeira”, explicou.

Ao todo, 230 pacientes serão beneficiados com o pagamento antecipado para a realização do tratamento de saúde em outro estado. Com a medida, o Estado pagará cerca de R$ 253 mil em benefício.

Com a pandemia do novo coronavírus, os demais estados suspenderam os procedimentos e o recebimento dos pacientes. Os atendimentos estão retornando progressivamente, com a estabilização nos números da doença, em algumas regiões do país.

O serviço de Tratamento Fora de Domicílio disponibiliza o deslocamento e a ajuda de custo aos pacientes e acompanhantes – caso seja necessário – atendidos na rede de saúde e que necessitam de assistência ambulatorial e hospitalar de média ou alta complexidade não disponível no local de residência.