Compartilhe este texto

É preciso 'apostar mais' em acordos para encerrar ações tributárias, diz secretário da Fazenda

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

02/06/2025 15h21 — em
Economia



O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que é preciso "apostar mais" em acordos para encerrar ações tributárias entre o Fisco e contribuintes na Justiça. "Não faz sentido discutir 18 anos. Nós vamos discutir 18 anos PIS/Cofins? No ano que vem começa a acabar o PIS/Cofins", disse o secretário em relação a um estudo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco) que mostra que os processos tributários duram em média 18 anos e 11 meses no Brasil.

"É muito importante que a gente olhe a transação tributária e outros mecanismos de solução de controvérsia. Acho que chegamos num ponto de não retorno nesse caso", afirmou na abertura do 9º Congresso do Contencioso Tributário da PGFN e do FGTS, realizado nesta segunda-feira, 2, em Brasília.

Dario também disse que a reforma tributária vai demandar um "desafio enorme" e que é preciso criar um sistema que "seja complexo internamente, para a administração pública, mas que seja simples para as empresas e contribuintes em geral".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia