Compartilhe este texto

Assessor da Casa Branca minimiza investigação de chair do Fed

Por Reuters

16/01/2026 9h54 — em
Economia



WASHINGTON, 16 Jan (Reuters) - O assessor da Casa Branca, Kevin Hassett, minimizou a investigação criminal federal sobre o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta sexta-feira, dizendo que esperar que não haja "nada para ver aqui".

O governo Trump abriu uma investigação criminal contra Powell por causa do excesso de custos de um projeto de US$2,5 bilhões para reformar dois prédios históricos no complexo da sede do Fed. Powell, que divulgou a investigação no domingo, nega ter cometido qualquer irregularidade e disse que as ações sem precedentes foram um pretexto para pressioná-lo por não atender às exigências de do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxa de juros muito mais baixa.

Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional que é candidato a substituir Powell, disse em uma entrevista à Fox Business Network que gostaria que houvesse mais transparência por parte do Fed em relação aos custos excedentes das reformas de edifícios.

"O ponto principal é que eu espero, você sabe, Jay é um bom homem - eu espero que não haja nada para ver aqui, que os custos excedentes estejam relacionados a coisas como amianto, como ele diz. Mas eu certamente gostaria que eles tivessem sido mais transparentes", disse Hassett.

A investigação atraiu críticas de autoridades econômicas estrangeiras, investidores e ex-funcionários do governo dos EUA de ambos os partidos políticos - bem como de parlamentares do próprio Partido Republicano de Trump, por politizar a decisão sobre a política monetária.

O mandato de Powell como chair do Fed termina em maio. Trump ainda não anunciou um substituto.

Hassett tentou minimizar a investigação criminal federal como uma "simples solicitação de informações".

"Tenho certeza de que as informações serão fornecidas em breve, e então as coisas seguirão em frente", disse ele ao "Mornings with Maria"


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia