BRASÍLIA – As contas públicas voltaram a ficar no azul em abril. O país economizou R$12,9 bilhões para pagar juros da dívida pública. Quase a totalidade do chamado superávit primário do setor público (Uniao, estados, municípios e empresas estatais) foi feita pelo governo federal. Em março, houve déficit de R$ 11 bilhões. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pelo Banco Central.
No ano, o Brasil também está no azul. O superávit primário acumulado é de R$ 15,1 bilhões. No mesmo período do ano passado, havia superávit de R$ 4,4 bilhões no mesmo período de 2016.
Já nos últimos 12 meses, o Brasil amarga um déficit primário de R$145,1 bilhões (2,29% do Produto Interno Bruno, PIB). Isso é 0,05 ponto percentual do PIB inferior ao déficit registrado nos 12 meses até março.



Aviso