Compartilhe este texto

Silas Câmara outra vez enrolado com Cota Parlamentar

Por Portal Do Holanda

02/09/2020 21h17 — em
De olho na Política



Na segunda-feira, 1, a ministra do STF Rosa Weber autorizou a abertura de inquérito contra 10 deputados federais, por suspeita de desvio de recursos da CEAP. Silas Câmara encabeça a lista. Outros 2 ex-federais do Amazonas estão numa segunda lista de 19 nomes suspeitos.
Ao longo de seus 11 anos de existência, a Cota para Exercício de Atividade Parlamentar – CEAP, acabou se transformando num ‘caixa 2’ oficioso para parlamentares de todos os naipes. 
Isto porque a CEAP acaba sendo a maior fonte de subsídio à atividade parlamentar. Um deputado federal do AM tem direito: 43.570,12/mês = 522.841,44/ano, ou 2.091.365,76 no mandato.
Mas seu pior resultado é a institucionalização da ‘rachadinha’ nos gabinetes das casas legislativas. A prática atinge parlamentares municipais, estaduais e federais em todo o país.
É feita com a contratação de assessores de ‘fachada’ por salários altos, cuja maior parte é reembolsada ao padrinho político. O “escândalo Queiroz/Bolsonaros” tipifica a prática. 
 

Limites mensais da CEAP 
de deputado federal por estado

  
O mundo virtual eletrônico é um espaço de ampla liberdade de expressão. Mas ao mesmo tempo, um labirinto cheio de armadilhas. Na sessão virtual do TJ, o desembargador Aristóteles Thury caiu numa delas: pensou alto com o microfone ligado.
VITÓRIA DA COVID
Do mundo virtual para o mundo da pandemia. O coronavírus, que já matou mais de 124 mil brasileiros, acabou ‘salvando’ os fichas sujas de 2012, inelegíveis por 8 anos. O TSE entendeu que as condenações deles só vão até outubro, data normal dos pleitos no país. 
Como este ano as datas do primeiro e segundo turnos foram prorrogadas para novembro, eles já terão voltado ao clube dos ‘fichas limpas’.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: De olho na Política

+ De olho na Política