Quiabo oferece vitaminas, fibras e sais minerais

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

11/11/2019 10h01 — em Cura pela Natureza

Foto: Pixarbay

Que tal conseguir vitaminas A, B, C, fibras e diferentes sais minerais em um só alimento? A solução pode estar no quiabo. Afinal, é um fruto nutritivo que pode ser usado para alcançar uma dieta saudável e balanceada. Seja cozido ou refogado, preparado como guarnição de uma refeição ou como parte do prato principal, ele tem muitos benefícios para oferecer ao corpo.

Nele, há grande quantidade de vitamina C, que garante a imunidade necessária para levar uma vida cheia de compromissos diários. No entanto, os nutrientes do quiabo podem ser perdidos durante o cozimento. Por isso, consumi-lo cru em saladas é a melhor opção.

Consumo

Mas, se você não gosta muito da ideia de comer o quiabo cru, fique tranquilo. Mesmo cozido, segue altamente nutritivo. É rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão. Também abundante em vitaminas do complexo B, principalmente B1 e B2, que são fundamentais para o processo de crescimento do corpo.

Ainda possui diferentes minerais como cálcio, ferro, fósforo e cobre, fundamentais para formação dos ossos e dos dentes, além de ser ótimo para o sistema sanguíneo.

Pedra no caminho

Entretanto, cabe um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o recomendado é o consumo de meia xícara por dia.

De qualquer forma, existem pessoas que evitam comer quiabo, principalmente quando refogado, devido à "baba" que ele produz.

Dica

Para conservar os quiabos por mais tempo após serem comprados, recomenda-se guardá-los em sacos plásticos e colocá-los na parte inferior da geladeira. Assim, o alimento pode ser consumido em até uma semana.

Durante o preparo, é importante lavá-lo devidamente, para eliminar sujeiras e possíveis parasitas impregnados na casca. Para as pessoas que desejam remover a “baba” característica, uma dica é fritar os quiabos e pingar algumas gotinhas de limão.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza