Para quê serve o zinco e em quais alimentos encontrá-lo

Por Portal do Holanda

07/01/2021 9h10 — em Cura pela Natureza

Foto: Pixabay

Afinal para quê serve o Zinco? O mineral é fundamental para o bom funcionamento do organismo, mas não é produzido pelo nosso corpo.

A função do zinco é agir no sistema nervoso, e fortalecer o sistema imunológico. O mineral faz com que o corpo fique mais resistente a infecções provocadas por vírus, fungos e bactérias. Além disso o zinco regula vários hormônios, combate o cansado físico e mental e melhora a memória.

A deficiência de zinco pode provocar alterações na sensibilidade a sabores, dificuldade de cicatrização, queda de cabelo, e problemas de crescimento e desenvolvimento em crianças, imunidade baixa, intolerância a glicose e até baixa produção de esperma.

E como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio, o excesso de zinco no organismo provoca, náuseas, dores abdominais, anemia e deficiência de cobre.

O zinco é encontrado facilmente em proteínas de origem animal, como: ostras, camarão, carne vermelha, peixe, frango, peru, fígado, cordeiro, carne de porco.

O zinco também é encontrado em castanhas e sementes como: noz-pecã, sementes de abóbora, amendoim, castanha do Brasil e de Caju e amêndoa.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza