Conheça alimentos que ajudam proteger a flora intestinal
A composição e balanço da flora bacteriana intestinal podem influenciar as reações imunológicas e inflamatórias observadas em pacientes celíacos, que são aqueles que têm alergia ao glúten.
Os pesquisadores indicaram que a manipulação da flora bacteriana – através por exemplo da ingestão de probióticos e prebióticos específicos – poderia em um futuro melhorar a qualidade de vida de pacientes celíacos, bem como de outros pacientes com doenças auto-imunes associadas, como no caso da diabete tipo 1.
Os alimentos probióticos são iogurtes e leites fermentados e os prebióticos são Alho, tomate e cebola , por exemplo. Prefira os iogurtes naturais, sem produtos químicos e conservantes.
Essa descoberta, feita por pesquisadores espanhóis da Universidade de Valência, ainda a ser confirmada, pode trazer novas esperanças de tratamento da doença celíaca, que no Brasil afeta de 0.5 a 1% da população, o equivalente a quase 2 milhões de pessoas.
O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte que causa uma reação inflamatória no intestino delgado. Os sintomas da doença incluem problemas gastrointestinais, anemia, dores de cabeça, fadiga, osteoporose, dentre outros e o único tratamento é a eliminação permanente do glúten da dieta.
Veja também
ASSUNTOS: flora intestinal, Plantas medicinais, Cura pela Natureza