Chá de fruta exótica da Amazônia trata inflamações hepáticas
Com indicações para o tratamento de inflamações hepáticas, dores articulares, diabetes, eczemas, cólicas abdominais, colesterol alto, faringites, hemorroidas, prisão de ventre, irritação vaginal, menstruação e Tensão Pré-Menstrual (TPM), o Melão de São Caetano, considerada uma fruta exótica da Amazônia, pode ser consumido in natura, mas também em forma de chá.
Para isso, coloca-se um litro de água e leve ao fogo, adicionando em seguida duas colheres de sopa de folhas e talos do Melão de São Caetano e deixa-se ferver.
Quando começar a ferver, desligue o fogo e tampe, deixando o chá abafado por aproximadamente dez minutos. Em seguida, coa-se e está pronto para consumo. A dose máxima indicada é de duas a três xícaras de chá por dia.
Gestantes e mulheres em fase de lactação, além de crianças não devem consumir este chá.
E é muito importante ainda não usar as sementes em grande quantidade no chá, pois elas contém compostos tóxicos que podem causar queda drástica da glicose sanguínea, aborto, vômito e diarreia.
Não deve ser consumida em conjunto com clorpropamida, drogas antidiabéticas e drogas redutoras do colesterol, pois potencializa seus efeitos
Veja também
ASSUNTOS: inflamações hepáticas, Melão de São Caetano, Plantas medicinais, Cura pela Natureza