Manaus recebe testes de vacina BCG contra novo coronavírus

Por Portal do Holanda

05/01/2021 12h09 — em Coronavírus

Plano consiste em direcionar as vacinas ao grupos não-prioritários que demorarão a receber as doses. Foto: Reprodução

Manaus deve receber, nos próximos dias, um lote com vacinas BCG (aplicadas para prevenir a tuberculose) oriundas da Dinamarca para testar a eficácia do imunizante contra o novo coronavírus.

A capital amazonense é a terceira cidade incluída no âmbito das pesquisas, além de Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordena a iniciativa, o grupo de controle conta com mil participantes, integrado por profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da pandemia.

50 deles já adquiriram a doença. Uma análise parcial será realizada quanto este total chegar a 100. O recrutamento de voluntários continua até fevereiro.

O plano consiste em direcionar as vacinas ao grupos não-prioritários que demorarão a receber as doses, conforme prevê o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A BCG é utilizada também para outros fins, e sua aplicação é obrigatória em recém-nascidos no Brasil desde 1976. O ensaio clínico da pesquisa, que acontece também em Austrália, Espanha, Holanda e Reino Unido, está na fase três, com seis mil voluntários recrutados em todo o mundo.

“Depois que os voluntários receberem a vacina que o governo disponibilizar, saberemos os resultados. Saberemos, por exemplo, se a BCG pode potencializar os efeitos da vacina contra a Covid-19”, disse à CNN Brasil Júlio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Coronavírus