Fiocruz adia pedido emergencial de vacina

Por Portal do Holanda

04/01/2021 14h50 — em Brasil

Anvisa quer saber se o imunizante apresenta as mesmas características da vacina de Oxford. Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) adiou o pedido de uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus após reunião com a Agência Nacional de Saúde (Anvisa), nesta segunda-feira (4).

De acordo com relatos de participantes da reunião, faltam muitas informações e haverá um novo encontro nesta terça-feira (5).

A Anvisa quer saber se o imunizante apresenta as mesmas características da vacina de Oxford, que serão compradas pela Fiocruz de uma laboratório da Índia.

Entre outras informações, a Fiocruz deverá comprovar as boas práticas de fabricação na Índia e levar um estudo comparativo.

"Ou seja, é necessário entender se o produto do fabricante indiano é semelhante ao fabricado no Reino Unido e que teve os dados clínicos aprovados", afirmou a Anvisa em nota divulgada após a reunião.

De acordo com a CNN Brasil, a agência nega a possibilidade de fazer algum tipo de retrabalho durante a análise, o que atrasaria todo o processo. Dessa forma, vai aproveitar o que for possível da avaliação de outras agências de referência, e afirma que irá focar em questões que sejam específicas para o Brasil.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil