Dos acusados, Raphael Souza foi o primeiro condenado

Por Portal do Holanda

14/03/2021 20h53 — em Caso Wallace

Foto: Reprodução

Raphael já havia sido condenado em novembro de 2009 pelo juiz Mauro Antony, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Drogas, a cumprir 11 anos no regime fechado pelos crimes de associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de uso restrito, Raphael Souza teve a pena reduzida para nove anos pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

O ex-policial “Moa” e Mario Pequeno, um dos seus ex-seguranças, foram julgados no fim de 2010. E ambos foram condenados pelo assassinato do traficante Cleomir Pereira Bernardino, conhecido como “Caçula”. “Moa” acabou condenado a 12 anos de prisão pela participação na morte de Cleomir Pereira Bernardino, o “Caçula”. 

Um recurso pedindo a anulação da sentença, relatado pelo desembargador Rafael Romano, foi negado. Mas por entender que a maioria dos réus era primário, Romano reduziu a pena de oito deles, beneficiando Raphael, cuja a pena ficou em dois anos.

As penas do ex-policial militar Moacir Pessoa da Costa, o "Moa", e André Luiz Lopes de Souza foram mantidas.

DECAPITADO

Mas em 2017, durante uma rebelião causada por conflitos entre os grupos de traficantes rivais denominados Família do Norte (FDN) e Primeiro Comando da Capital (PCC) no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), aconteceu o que ele mais temia ao delatar os crimes buscando se proteger. Moa foi decapitado e queimado vivo na cela onde estava.

Também em 2017, o corpo de Frankzinho foi encontrado boiando em mala nas proximidades da Ponta Negra, com sinais de violência.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.