Saiba os cuidados que locador e inquilino devem ter ao alugar imóveis

Por Portal do Holanda

20/09/2021 11h53 — em Brasil

Foto: Reprodução/Pexels

Para quem está pensando em alugar um imóvel, seja residencial ou comercial, é preciso adotar uma série de cuidados, antes de fechar o contrato. A atenção com os detalhes pode evitar problemas para locador e inquilino.

Para quem deseja alugar, a primeira dica é procurar com calma e não fechar contrato por impulso, sem avaliar, por exemplo, as condições do imóvel, se o valor cabe no orçamento, se o local atende todas as necessidades da família, e procurar um corretor pode facilitar bastante a procura pelo imóvel ideal. é importante fazer uma vistoria para avaliar as condições e as vantagens do local.

Normalmente os contratos de aluguel incluem algum tipo de garantia. As mais comuns são a do fiador, em que uma pessoa se responsabiliza perante o credor, caso haja inadimplência por parte do inquilino. Outra garantia é o depósito antecipado de dois a três meses de aluguel. Esse valor pode ser usado para evitar prejuízos ao dono do imóvel, caso o contratante deixe o lugar antes do previsto ou deixe prejuízos na estrutura do imóvel.

Também é recomendado fazer uma pesquisa prévia sobre o futuro inquilino. Ele pode consultar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa e pedir comprovante de renda mensal.

Em relação ao contrato, deve ser mencionado o prazo total da locação, o valor do aluguel, se as despesas relacionadas ao imóvel, como conta água, luz, condomínio e IPTU, serão de responsabilidade do inquilino, o endereço do imóvel, regras para desistência do aluguel, antes do prazo estipulado, e as taxas para fins de reajustes, que só podem ocorrer uma vez no ano. O contrato deve ser registrado em cartório.

De acordo com Rodrigo, quem aluga um imóvel deve saber que é de sua responsabilidade mantê-lo em ordem e cuidar do local como se fosse de sua propriedade, além de devolvê-lo nas mesmas condições que o recebeu.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil