Um policial militar agrediu ao menos dois estudantes durante um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (25) na Escola Estadual Senor Abravanel, no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio. Parte da ação foi registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais. Após a repercussão, o agente foi identificado e afastado do serviço nas ruas pela corporação.
O episódio ocorreu durante uma manifestação organizada por movimentos estudantis que reivindicavam providências em relação a um suposto caso de assédio dentro da unidade escolar. Segundo representantes da Associação Municipal dos Estudantes do Rio de Janeiro (Ames Rio), os integrantes foram convidados por alunos para apoiar um abaixo-assinado, mas afirmam que foram impedidos de entrar e, em seguida, abordados de forma violenta por policiais.
As imagens mostram o momento em que o policial discute com estudantes e, em seguida, agride uma jovem com tapas no rosto, rasgando sua camisa. Outro estudante que tentou intervir também foi atingido com um soco e derrubado. De acordo com relatos, além das agressões dentro da escola, houve uso de spray de pimenta e cassetetes do lado de fora. Três representantes estudantis acabaram detidos durante a ação.
Em nota, a Polícia Militar informou que a Corregedoria-Geral abriu procedimento para apurar a conduta do agente, que será encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária Militar. A Secretaria Estadual de Educação lamentou o ocorrido, afirmou que não compactua com violência no ambiente escolar e destacou que abriu investigação sobre o caso de assédio que motivou o protesto.


