Compartilhe este texto

No Rio, Candidatos recorrem a pedalada gráfica para maquiar desempenho

Por Agência O Globo

29/09/2016 4h00 — em
Brasil



RIO — Na tentativa de aparentar melhor desempenho nas pesquisas de intenção de voto, candidatos a prefeito do Rio vêm apresentando com distorções e de forma seletiva em seus espaços na televisão e na internet os números divulgados pelos institutos. Em alguns casos, os gráficos que mostram as curvas de cada candidato são nitidamente manipulados. Para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), ações como essas configuram propaganda irregular e serão coibidas nos últimos dias de campanha.

Aparecer mais bem posicionado nas pesquisas tem sido estratégia importante na atual disputa pela prefeitura, na qual vários candidatos têm chances de ir ao segundo turno e o voto útil deverá ter importante peso na reta final.

No último dia 24, o programa de TV de Jandira Feghali (PCdoB) festejou a pesquisa do Datafolha, divulgada dois dias antes, em que ela aparecia com 9%. No gráfico, além de só aparecem ela e Marcello Crivella (PRB), sua curva de ascensão era desproporcional e incompatível com os números do instituto.

Caso semelhante, com uma distorção mais discreta, ocorreu anteontem, no programa de TV em que Pedro Paulo (PMDB) apresentou a pesquisa divulgada pelo Ibope na segunda-feira. O peemedebista marcara 11%, seguido de Marcelo Freixo (9%), Indio da Costa (8%), Jandira (6%) e Flávio Bolsonaro (6%). No gráfico produzido pela campanha de Pedro Paulo, porém, as diferenças entre as linhas não correspondiam à proporção entre estes números.

O juiz Marcello Rubioli, coordenador da fiscalização do TRE-RJ, afirma que esta tática se trata de propaganda irregular:

— Mesmo que os números estejam corretos, é um subterfúgio que induz o eleitor a uma percepção enganosa da realidade.

Alterar os gráficos não tem sido a única maneira encontrada pelos candidatos a prefeito do Rio de “adaptarem” as pesquisas como melhor lhes convém. Marcello Crivella tem sido seletivo na divulgação dos levantamentos, dando preferência aos números do instituto Gerp, nas quais Pedro Paulo vem tendo o pior desempenho. Ontem, por exemplo, o programa de TV de Crivella mostrou pesquisa divulgada pelo Gerp no último domingo com um gráfico dos votos válidos, em vez dos votos totais, que costumam ser mais destacados pelos institutos. Pedro Paulo ficou numericamente em quinto lugar no levantamento do Gerp, e o gráfico da campanha de Crivella incluía só os quatro primeiros (ele próprio, Freixo, Jandira e Bolsonaro).

Com a disputa acirrada, quase todos os candidatos têm feito leituras muito particulares das pesquisas ao apresentá-las ao público. Afirmar, como se fosse um fato, que “a pesquisa mostra que sou o único capaz de derrotar Crivella no segundo turno” já foi tática usada por Freixo, Indio da Costa, Bolsonaro e Carlos Osorio (PSDB), ainda que os números mostrem desempenho semelhante entre todos os possíveis adversários do candidato do PRB. Nas simulações de segundo turno feitas até agora, Crivella ficou muito na frente.

Pedro Paulo negou que tenha havido manipulação:

— Do zero ao Indio, são sete pontos (oito, na verdade). Dos sete pontos até 11 está proporcional. Trabalhar com margens de erro é um erro. É um gráfico que mostra a realidade.

A campanha de Jandira afirmou que a divulgação das pesquisas seguiu a interpretação dos institutos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil