Compartilhe este texto

Ministério da Saúde vai pedir extensão de validade para testes de Covid-19

Por Portal Do Holanda

25/11/2020 13h52 — em
Brasil


Primeira entrega de parte dos kits ocorreu em abril deste ano. Foto: SESI/Vinicius Magalhães

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo de Medeiros, afirmou hoje que, apesar da validade externa de caixas de testes para a detecção da covid-19 ser de até dezembro de 2020 ou até março de 2021, a validade de itens que compõem esses kits vão além desse prazo, podendo chegar ao final de 2023.

Medeiros foi à comissão da Câmara sobre a covid-19 para explicar estoque de 6,68 milhões de testes RT-qPCR para o diagnóstico da doença que perdem a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

A primeira entrega de parte desses kits de origem sul-coreana ao governo federal por meio da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) aconteceu em abril deste ano.

O Ministério da Saúde disse que buscará pedir a extensão dessa validade junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e estar em meio a tratativas com a fabricante dos kits, o laboratório coreano Seegene, e a OPAS para verificar a viabilidade dessa extensão.

Um estudo elaborado pelo laboratório para essa ampliação foi recebido hoje pela pasta, falou. Após análise do estudo, a forma como o pedido de extensão será feito à Anvisa ainda será discutido. Medeiros citou que os mesmos kits em outros países têm validade de cerca de 13 meses.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil