Israel fecha embaixada em Brasília após ataque contra o Irã

A embaixada de Israel em Brasília foi fechada na manhã desta sexta-feira (13), após o país lançar um ataque contra instalações nucleares no Irã. Segundo o g1, não há previsão para reabertura da representação diplomática na capital federal. Outras embaixadas israelenses também foram temporariamente encerradas em diferentes países. O Ministério das Relações Exteriores de Israel emitiu orientações de segurança para seus cidadãos no exterior, incluindo medidas de precaução em locais públicos e recomendações sobre exposição de símbolos nacionais.
O ataque foi realizado pelas Forças de Defesa de Israel na madrugada de sexta (noite de quinta-feira pelo horário de Brasília) e matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, e o comandante das Forças Armadas, Mohammad Bagheri. Dois cientistas nucleares também morreram. Em resposta, o Irã classificou a ofensiva como uma "declaração de guerra" e, horas depois, lançou mais de 100 drones contra o território israelense.
Durante os ataques, uma comitiva do Governo do Distrito Federal que estava em missão oficial em Israel precisou se abrigar em um bunker. O grupo incluía secretários e a primeira-dama do DF, Mayara Rocha, que já retornou ao Brasil. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Costa, todos estão seguros e permanecem em Tel Aviv até que a situação seja reavaliada.
Diante da escalada do conflito, o governo israelense pediu que seus cidadãos evitem eventos públicos ligados ao judaísmo ou a Israel, não compartilhem localização nas redes sociais e colaborem com autoridades locais.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil