Compartilhe este texto

Crise política faz dólar disparar mais de 5%, a R$ 3,315

Por Portal Do Holanda

18/05/2017 7h59 — em
Economia



A incerteza gerada por mais um capítulo da crise política brasileira faz o dólar disparar nesta quinta-feira (18). A moeda americana na abertura chegou a R$ 3,315, alta de 5,77%, o que fez a B3 (empresa resultante da fusão de BM&FBovespa e Cetip) interromper os negócios, em um mecanismo conhecido como “circuit braker”. A valorização da divisa é um movimento de proteção dos investidores após a divulgação da notícia de que o presidente Michel Temer deu aval para o dono da JBS comprar o silêncio de Eduardo Cunha, divulgada na noite de ontem pelo colunista Lauro Jardim, d’O Globo. No mercado futuro, o Ibovespa, principal índice do mercado de ações local, cai mais de 10%.

No exterior os ativos relacionados ao Brasil também operam com forte volatilidade. O risco-país medido pelo CDS (Credit Default Swap, espécie de seguro contra calote) disparou 60 pontos na abertura, para 267 pontos. Os recibos de ações da Petrobras na Bolsa de Londres despencam 17,7%.

Os juros futuros começaram a sessão estressados também. O contrato com vencimento em janeiro de 2019 abriu no limite máximo do dia, de 10,01%. O com vencimento em janeiro de 2025 teve comportamento semelhante, em 11,46%.

Os negócios com ações no mercado à vista têm início às 10h. Se a queda do Ibovespa, o principal índice acionário, chegar a 10%, ocorre uma paralisação por 30 minutos no pregão. Se na reabertura chegar a 15%, uma nova paralisação de uma hora é acionada de forma automática. A última vez que esse mecanismo foi utilizado foi em 2008, durante a crise financeira global.

Devido à expectativa de um pregão de forte volatilidade, o Banco Central divulgou nota nesta manhã informando que acompanhará o impacto dessa notícia. “O Banco Central está monitorando o impacto das informações recentemente divulgadas pela imprensa e atuará para manter a plena funcionalidade dos mercados. Esse monitoramento e atuação têm foco no bom funcionamento dos mercados. Não há relação direta e mecânica com a política monetária, que continuará focada nos seus objetivos tradicionais.”

A avaliação de analistas é que o presidente ficou em uma situação delicada para manter a governabilidade necessária para aprovar as reformas econômicas que estavam na agenda, com a previdenciária e trabalhista, e eram consideradas essenciais por agentes econômicas para ajudar no processo de recuperação da economia brasileira. Além disso, a delação dos executivos da JBS atinge também outras políticos, o que enfraque o andamento dessas votações no Congresso Nacional.

Na avaliação de analistas, a situação pode se agravar se as gravações feitas por Joesley Batista, um dos donos do frigoríficos, forem divulgadas. “Se a gravação vier a público com a voz de Temer a “nova crise política” poderá atingir proporções inimagináveis”, avaliou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil, crise política, dólar, Economia

+ Economia