Compartilhe este texto

JBS recebe autorização da Antaq e assume operação do porto de Itajaí (SC)

Por Folha de São Paulo

24/05/2024 10h40 — em
Economia



PATRICK FUENTES

SÃO PAULO

Seara, subsidiária da empresa, fica com controle do porto, com 70% das cotas societárias

(FOLHAPRESS) Em 24/05/2024 11h04

A JBS assumiu controle das operações do porto de Itajaí, em Santa Catarina, após receber a aprovação, nesta terça (21), da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Seara, subsidiária da empresa, assume o controle do porto, com 70% das cotas societárias, que antes eram da Madá Asset Management.

A JBS assumirá controle das operações do porto de Itajaí, em Santa Catarina, após receber a aprovação da Antaq. A empresa terá controle do porto, com 70% das cotas societárias, antes da Madá Asset Management. Bruno Santos 17.mai.18/Folhapress A JBS assumirá controle das operações do porto de Itajaí, em Santa Catarina, após receber a aprovação da Antaq. A empresa terá controle do porto, com 70% das cotas societárias, antes da Madá Asset Management. **** De acordo com a deliberação, a transferência deve ser concluída em até 180 dias, a partir desta terça.

O contrato de arrendamento transitório do porto prevê controle, por 24 meses, das áreas e instalações portuárias, localizadas e destinadas à movimentação e armazenagem de carga transportada em conteineres e carga geral.

O objetivo do contrato foi restabelecer as operações do porto de forma célere até que seja concluído o processo de concessão da infraestrutura do porto, que já teve início com a realização de audiência pública.

Newsletter Folha Mercado Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes. *** Itajaí virou a maior economia de Santa Catarina ao atingir um PIB de R$ 47,7 bilhões, segundo o IBGE, e a terceira do Sul, atrás de Curitiba e Porto Alegre.

Empresários, exportadores e o setor público afirmam que hoje Itajaí diversificou sua economia e não é mais dependente exclusivamente do porto, porém admitem que a paralisação na principal atividade do local gera incertezas para os próximos anos.

A licitação para realização do leilão do porto de Itajaí foi adiado para 2025, como mostrado pela Folha em abril. A expectativa era que certame acontecesse em 2024.

A concessão do porto de Itajaí é uma das mais aguardadas pelo setor, já que deve ser uma das maiores em valores movimentados. A previsão é de quase R$ 2,9 bilhões em investimentos. O projeto deve incluir quase toda a operação do porto, com o terminal e o canal de acesso.

Galeria Itajaí vira maior economia de Santa Catarina Porto foi responsável pelo crescimento econômico do município https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1792195473698766-itajai-vira-maior-economia-de-santa-catarina ***


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia