Compartilhe este texto

Colgate desiste de fabricar creme dental após casos de irritação bucal e inchaço

Por Portal Do Holanda

26/06/2025 15h51 — em
Brasil


Foto: Reprodução

A Colgate-Palmolive anunciou nesta quarta-feira (26) a suspensão definitiva da fabricação do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint. A decisão foi tomada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receber uma série de relatos de efeitos adversos provocados pelo uso do produto, como lesões bucais, sensação de queimação, inflamações na gengiva e inchaço nos lábios.

Em março, a Anvisa já havia determinado a suspensão da venda do produto por 90 dias, enquanto conduzia investigações sobre a fórmula do creme, especialmente em relação aos níveis de aromatizante. A versão lançada em 2024 passou a utilizar fluoreto de estanho no lugar do fluoreto de sódio, o que ampliou o poder antibacteriano, mas também levantou questionamentos sobre sua tolerância em alguns usuários.

Nas redes sociais, consumidores relataram desconfortos severos após o uso do creme dental, incluindo sangramento, fissuras na língua e dores intensas. Uma dentista chegou a afirmar que recebeu diversas queixas de pacientes, sem que houvesse diagnóstico conclusivo para os sintomas apresentados.

Apesar das queixas, a Colgate afirma que o produto não apresenta falhas de qualidade e destacou que a nova fórmula foi resultado de mais de uma década de pesquisa. A empresa orienta os consumidores que apresentarem reações incomuns a suspenderem o uso e procurarem um dentista. A troca do produto pode ser solicitada por meio dos canais de atendimento oficiais da marca.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil