Compartilhe este texto

Adolescente de 15 anos passa nove meses esperando gêmeos e após parto recebe apenas um bebê

Por Portal Do Holanda

13/09/2019 11h17 — em
Brasil


Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma adolescente de 15 anos, deu entrada em um hospital do Grande Recife achando que daria à luz gêmeos, mas só recebeu um dos meninos. Durante nove meses, a família da adolescente, que não teve o nome divulgado, achava que ela estava grávida de gêmeos. Dois exames de ultrassom, um deles feito em agosto, com oito meses de gestação, mostravam dois fetos e atestavam "gravidez gemelar".

Segundo um site de notícias do Globo, além disso, nos exames de pré-natal, as médicas diziam ter escutado batimentos cardíacos de duas crianças, sendo relatos da mãe da gestante.

A surpresa e a frustração vieram durante o parto, ocorrido no sábado (7), no Hospital Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. Após a cesariana, os médicos disseram aos familiares da garota que havia apenas uma criança.

A família, que mora em Jaboatão, se mobilizou financeira e emocionalmente para receber as duas crianças. Na parede, foram colocados os nomes Lucas e Luan, escolhidos pela jovem mãe.

Para os parentes da adolescente, não havia dúvidas. Os exames mostravam, inclusive, posições e medidas diferentes para cada um dos fetos. O parto foi realizado na unidade de saúde, onde, segundo a família, havia uma equipe médica compatível para o nascimento de gêmeos, incluindo duas pediatras.

O caso chegou à Polícia Civil. Nesta quinta-feira (12), a delegada Vilaneida Aguiar, responsável pela investigação, informou que intimou duas médicas que fizeram os exames para prestar esclarecimentos.

"Eu pedi para ela [a adolescente] trazer a ultrassom original e vou ao Instituto de Medicina Legal [IML], para pedir uma perícia nesses exames e para o médico constatar se são dois bebês. A gente também oficiou o hospital para informar onde está o corpo médico que atuou no parto", afirma a delegada.

Por meio de nota, o Hospital Guararapes informou que o parto ocorreu sem intercorrências e que, "diante dos exames de ultrassonografia realizados pela paciente em outras instituições e que demonstravam que ela estava com gestação gemelar", preparou equipe assistencial "incluindo, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, compatível com o procedimento de cesariana."

O hospital afirmou, ainda, que "a mãe da paciente estava presente no parto de sua filha e assistiu a todo o procedimento da equipe médica, desde o início da incisão para a cesariana até a saída do bebê e acompanhou todo o ato cirúrgico bem como a surpresa de toda a equipe ao constatar que havia apenas um bebê."

Segundo a unidade hospitalar, a mãe "também acompanhou os procedimentos de verificação da equipe médica no intuito de ter a certeza de que não havia outro bebê, sendo, de fato, constatado que não se tratava de uma gestação gemelar."

Por fim, o Hospital Guararapes informou que está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil