Dupla é presa após tentar embarcar com macacos dentro das roupas íntimas

Um casal foi detido pelas autoridades aeroportuárias ao tentar contrabandear seis filhotes de macacos escondidos dentro de suas roupas íntimas. A tentativa de levar os animais para a República Dominicana foi frustrada durante a inspeção de segurança para o embarque, no último sábado (3) no Aeroporto José María Córdova, em Medellín, Colômbia.
Os indivíduos não tiveram suas identidades reveladas, mas foram pegos tentando transportar dois macacos-de-cara-branca (Cebus capucinus) e quatro saguis-de-cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus), uma espécie classificada como criticamente ameaçada de extinção. Segundo informações da emissora HCH, os macacos estavam sedados no momento da abordagem.
A Polícia do aeroporto confirmou que, dos seis filhotes, dois não sobreviveram às terríveis condições de transporte. Os quatro macacos que resistiram foram levados com urgência para o Centro de Avaliação e Cuidados com a Vida Silvestre Cornare para receberem atendimento veterinário.
Informações preliminares indicam que os animais apresentavam sinais de abuso físico, tortura, desidratação severa e desnutrição, evidenciando o sofrimento ao qual foram submetidos. O casal detido não possuía passaporte colombiano e agora enfrentará as consequências legais de seus atos.

ASSUNTOS: Bizarro