Bola de fogo é vista cruzando o céu de várias cidades do Brasil

Por Portal do Holanda

17/12/2020 2h14 — em Bizarro

Fenômeno chamou a atenção pela velocidade (Foto: Bramon/Reprodução)

Uma bola de fogo chamou a atenção ao ser flagrada cruzando o céu de cidades do interior de São Paulo nesta terça-feira (15). As cidades contempladas com o fenômeno espacial foram Indiaporã, Nhandeara, Cerqueira César, Barretos, Monte Azul Paulista e Piracicaba, além de Telêmaco Borba, no Paraná. As imagens foram registradas pela Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

"São chamadas de 'bola de fogo' ou 'fireball' os meteoros que terminam de forma explosiva, ou aqueles mais luminosos que o planeta Vênus, um dos astros mais brilhantes do Sistema Solar", afirma o diretor técnico da Bramon, Marcelo Devita. Segundo o UOL, a rocha espacial chegou a -9,5 de magnitude, o equivalente a 100 vezes a luminosidade de Vênus. "Quanto mais brilhante é o meteoro, 'menor' é a sua magnitude dentro dessa escala", explicou Devita.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Bizarro