Siga o Portal do Holanda

Cura na Natureza

Laranja melhora a saúde cardiovascular e a pele. Saiba mais

Publicado

em

Foto: Reprodução

A laranja é uma das frutas mais conhecidas e consumidas em todo o mundo. Famosa pela sua grande concentração de vitamina C, há muitos benefícios da laranja para a saúde e boa forma.

1) A laranja ajuda a emagrecer

Vários aspectos fazem da laranja um bom alimento para quem deseja emagrecer. Ela é rica em fibras, que dão saciedade, ajudam no funcionamento do intestino e estão associadas a uma menor predisposição em ganhar peso, isto é, pessoas que comem mais fibras, tendem a ganhar menos peso do que as pessoas que ingerem menos fibras.

Apesar de ser uma fonte de carboidratos classificados como açúcares, o índice glicêmico da laranja é considerado baixo, ou seja, os açúcares são absorvidos mais lentamente pelo intestino, evitando picos de glicemia e insulina, que estão associados a um maior acúmulo de gorduras.

Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition também indica que quem consome mais vitamina C tende a ter um índice de massa corpórea menor em relação a pessoas que consomem menos vitamina C. Como a laranja é uma excelente fonte de vitamina C, pode ajudar na perda de peso também dessa forma.

2) A laranja melhora a saúde cardiovascular

Por ser rica em vitamina C e outros compostos antioxidantes, a ingestão de laranja pode auxiliar a evitar a ação de radicais livres no sangue, que pode levar à formação de placas ateroscleróticas pela oxidação do colesterol sanguíneo. Essas placas podem entupir artérias e causar enfarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

O consumo de fibras está associado a menores taxas de colesterol, que é fator de risco para desenvolvimento de doenças cardíacas. Bons níveis de folato estão associados a menores concentrações de homocisteína sanguínea. A homocisteína também é fator de risco para doenças cardiovasculares. Já o potássio ajuda a reduzir a pressão sanguínea e protege contra AVCs e arritmias. Por ser rica nesses nutrientes, fibras, folato e potássio, a laranja auxilia na prevenção de muitas doenças e complicações cardiovasculares e contribui para a saúde do coração.

O potássio presente na laranja também ajuda na redução da pressão sanguínea e nas contrações cardíacas.

3) A laranja protege contra o câncer

Em um estudo com crianças, publicado em 2004 no American Journal of Epidemiology, houve uma redução no risco de desenvolver leucemia ao ter uma dieta rica em banana, laranja e suco de laranja nos dois primeiros anos de vida.

Uma revisão de quase 50 pesquisas bastante extensa feita por um grupo de cientistas da Austrália, demonstrou que uma dieta rica em frutas cítricas leva a uma proteção de até 50% contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente câncer de esôfago, de estômago e da boca, laringe e faringe. A presença da vitamina C e outros compostos fitoquímicos antioxidantes ajudam a reduzir a ação dos radicais livres que podem causar câncer.

4) A laranja faz bem para a pele

A vitamina C, quando ingerida, por exemplo, através da laranja, ou mesmo aplicada na pele (neste caso mais conhecida como ácido ascórbico) ajuda na prevenção do envelhecimento precoce causado pelo sol, pela exposição à poluição, evitando ou retardando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas. Além disso, a vitamina C é importante para a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele.

5) A laranja protege contra a Artrite Reumatoide

A laranja parece também ter propriedade anti-inflamatórias. Consumir diariamente um copo de suco de laranja leva a uma considerável redução do risco de desenvolver artrite reumatoide segundo um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

6) A laranja previne a formação de cálculos renais

Uma pesquisa mostrou que o consumo diário de meio a um litro de sucos de laranja, toranja, ou maçã, leva a uma redução do pH urinário devido a uma maior excreção de ácido cítrico, isso reduz as chances de formação de cristais de oxalato de cálcio, que dão origem aos cálculos renais.

7) A laranja melhora a saúde do sistema respiratório

A laranja contém um pigmento vermelho-alaranjado chamado beta-criptoxantina. Este pigmento foi associado, em uma pesquisa feita em 2003 publicada por uma importante revista científica sobre câncer, a uma redução de 37% no risco de desenvolver câncer de pulmão em pessoas fumantes, e de 27% em pessoas não fumantes.

8) A laranja ajuda a saúde da visão

A laranja é fonte de vitamina A, que por sua vez, é muito importante para a saúde da visão, prevenindo a degeneração macular que ocorre com o avanço da idade, e a cegueira noturna. A vitamina C também demonstrou ser capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de catarata e de reduzir o avanço da degeneração macular.

9) A laranja ajuda no tratamento da diabetes tipo 2

A Associação Americana de Diabetes classificou a laranja como um superalimento para os portadores de diabetes tipo 2. Por ser rica em fibras, a laranja ajuda no controle dos níveis de açúcar e insulina no sangue, assim como do colesterol. Mais uma vez é preciso lembrar que o consumo moderado é importante, pois a quantidade de carboidratos presente na laranja, quando ingerida em excesso, pode ajudar a elevar a glicemia. fonte: MundodaForma

 

 

Maioria dos eleitores desaprova governo Wilson Lima, aponta pesquisa Action

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.