Compartilhe este texto

Karol Conká é acusada de racismo contra indígenas em conversa com Lumena

Por Portal Do Holanda

16/02/2021 19h57 — em
BBB 21


Foto: Reprodução/TV Globo

Karol Conká causou mais uma polêmica fora do Big Brother Brasil 2021. A rapper associou a relação entre João, Camilla de Lucas e Carla Diaz, com uma tese racista sobre indígenas. “Eles aceitam migalhas. Aceitam espelhinho, entrega as terras em troca de espelho", afirmou, dando a entender que os indígenas aceitaram pacificamente espelhos dos colonizadores em troca de abrir mãos de suas terras no Brasil. 

A conversa aconteceu após o Jogo da Discórdia. Karol e Lumena têm Carla Diaz como novo alvo, e vêm afirmando que a atriz só tem amizade com os dois como forma de ter pessoas negras ao seu lado.  

A fala de Karol foi repudiada pela comunicadora indígena Karibuxi:  “A Karol Conká em conversa com Lumena propagando racismo anti-indígena. Ninguém trocou terra por espelhos, nossos povos tiveram suas terras invadidas e foram escravizados nelas. Quando for o paredão das duas vou votar até o dedo cair. Falaram tanto que Lucas tinha militância egóica mas no fundo é que só elas queriam ‘militar’ na casa. Não aguentaram o fato de  Lucas ser de luta e linha de frente. Mas racismo anti indígena, ‘mamacita fala vagabundo senta’, transfobia, assédio psicológico não é ‘militância’”.

A integrante da  Articulação dos povos indígenas do Brasil, Ana Patté ,também repudiou a fala: "Acompanhe abaixo o desfecho da conversa, mas chamo atenção para a seguinte fala:  'Mas eles aceitam migalhas. Aceitam espelhinho, entrega as terras em troca de espelho', disparou Karol.  Essa fala carregada de racismo violência histórica, reforçando estereótipo do bom selvagem, que anula toda história de massacre e extermínio dos povos Indígenas, na invasão do Brasil, com projeto de colonização,

Colonização não somente das mentes que se tornaram adoecidas, como também a colonização das relações, das terras. Não permitiremos assitir discursos como estes sem nos posicionar. Esse discurso na maioria das vezes são reproduzidos pelas escolas de que o Brasil foi descoberto e não invadido, reproduz ainda que nos conquistaram trocando nossas terras por espelho. Nós sabemos que essa é a primeira Fake News da história, nós não somos exatamente os primeiros a chegar, nós somos os primeiros a estar. Respeite os povos originários, respeite a nossa história”.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: BBB 21

+ BBB 21