Início Coluna do Holanda Sobre viver ou morrer na guerra das ruas em Manaus
Coluna do Holanda

Sobre viver ou morrer na guerra das ruas em Manaus

Coluna do Holanda
Por Coluna do Holanda
21/02/2022 às 00h45 — em Coluna do Holanda
Envie
Envie

Depois do confronto entre policiais e um grupo de homens armados, que resultou em dois mortos em Manaus no sábado, lembrei da conversa que tive com um PM aposentado dias atrás. Ele dizia que enquanto serviu, antes de sair de casa  olhava os filhos como se fosse a última vez. A sensação de que não voltaria o angustiava e o embrutecia. A aposentadoria trouxe paz em casa, mas não cessou o medo das ruas.

Queixou-se dos julgamentos precoces que as pessoas fazem das ações da polícia que resultam em mortes. “Na nossa pele ninguém agiria diferente, porque a regra é não atirar primeiro, mas quando atiram é necessário reagir e o resultado você conhece bem”.

Não posso, por dever de oficio, citar o nome do policial que traz no corpo marcas de batalhas que ainda o assombram.

Mas este não é um relato solitário de quem sobreviveu à guerra das ruas.  Há muitas histórias contadas por filhos órfãos, que falam de seus pais com orgulho, como Raphael,  que tinha apenas 10 anos quando  bateram à porta de sua casa com a noticia de que seu pai, um policial federal, foi morto.

E há o outro lado, de mães que choram por filhos que morreram numa guerra da qual elas dizem que eles não tinham lado: estudavam, trabalhavam, tinham família e sonhos.

Essa é uma dor que não passa…

Veja também

Decapitado, corpo de jovem é encontrado em córrego de Manaus 

Quatro pessoas são baleadas durante a madrugada em Manaus 

Homem é morto a pauladas na Compensa 

Homens morrem em SPA após trocarem tiros com a Rocam em Manaus

Vídeos mostram suspeitos feridos após troca de tiros com a Rocam em Manaus

Coluna do Holanda

Coluna do Holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Siga-nos no

Google News

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?