Pesquisa 'faz de conta' do Ibope, mas com impacto no jogo eleitoral
A pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira trouxe, como sempre, o peso do nome do instituto, mas expôs a precariedade da amostragem. Ao ouvir 500 eleitores em Manaus, o Ibope reduziu de forma drástica a abrangência da pesquisa. Para piorar, o meio utilizado, o telefone, foi inadequado. Ficou a impressão, ruim, de que ou quis marcar posição frente uma competição de institutos locais mais preparados e sem vícios ou induzir o eleitorado a fazer uma opção de voto ainda não consolidada.
Veiculada em uma rede de tv, o impacto da amostragem pífia, por não ter sido presencial, é maior, com potencial de mexer no quadro eleitoral.
Pesquisa não é uma mera aposta. É um conjunto de testes de dados que produz ao final um retrato do sentimento do eleitorado, coisa que o Ibope não fez.
É lamentável que uma TV mediana, como a Amazonas, repetidora da Globo, dê espaço a esse tipo de “prognóstico”, feito de forma desatenta e descompromissada, com resultados pouco ou não confiáveis.
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.