Compartilhe este texto

Omar pode repetir 2010 e vencer no 1° turno, revela pesquisa Sensus


Por Raimundo de Holanda

24/08/2025 19h28 — em
Bastidores da Política


  • A preferência por Aziz não é circunstancial. Além da memória positiva de seus dois governos, soma-se a experiência acumulada no Senado Federal, onde se destacou na liderança partidária e na condução de comissões de peso, a exemplo da CPI da Covid.

ELEIÇÕES 2026 - GOVERNO DO AMAZONAS

 

A pesquisa Sensus revela um quadro amplamente favorável ao senador Omar Aziz (PSD) na disputa do  governo do Amazonas. Nada menos que 66% dos entrevistados declararam intenção de voto em seu nome. 

Esse percentual é revelador mais do que de um momento isolado. Guarda semelhança com sua vitória em 2010, quando conquistou o governo no primeiro turno com 64% dos votos válidos.

Esse retrospecto evidencia que a preferência por Aziz não é circunstancial. Hoje, além da memória positiva de seus dois governos, soma-se a experiência acumulada no Senado Federal, onde se destacou na liderança partidária e na condução de comissões de peso, a exemplo da CPI da Covid. 

O que antes era apenas capital adquirido a nível  estadual, agora se projeta em escala nacional, fortalecendo seu nome e o projeto político disposto a viabilizar em 2026.

O quadro que se desenha confirma: Omar Aziz ocupa posição privilegiada, apoiado em trajetória consistente e em atributos de liderança amadurecida. 

Outro dado curioso da conjuntura é o foco dos partidos em 2026. As atenções se voltam, sobretudo, para as duas cadeiras do Senado em disputa — as de Eduardo Braga e Plínio Valério. 

A sucessão de Wilson Lima, por ora, aparece em segundo plano. Essa escolha estratégica dos partidos de direita retira concorrência direta da corrida estadual e mantém Aziz em situação quase isolada, ao passo que desloca os melhores quadros políticos para a disputa senatorial.

Nesse cenário, Eduardo Braga enfrenta o desafio de sustentar seu favoritismo inicial na tentativa de reeleição ao Senado. Ainda que tenha bom desempenho nas pesquisas, sua fragilidade histórica em Manaus, apesar de números positivos na pesquisa Sensus, ainda é evidente. Já ficou duas vezes a um passo de perder eleições por não consolidar apoio na capital. A provável candidatura de Wilson Lima tende a fragmentar ainda mais esse campo eleitoral.

Siga-nos no

ASSUNTOS: eleiçoes 2026, governo do amazonas, Omar Aziz

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.