Início Coluna do Holanda O medo e a confusão por segurança
Coluna do Holanda

O medo e a confusão por segurança

Coluna do Holanda
Por Coluna do Holanda
06/11/2023 às 01h55 — em Coluna do Holanda
Envie
Envie

 

O número de homicídios registrados no Amazonas entre janeiro de 2021 e agosto deste ano totaliza 3.627. Durante o mesmo período os roubos a pedestres somaram 67.223. Foram 5 mil investidas de assaltantes contra o comércio, mais 2,6 mil  roubos a residências e 4.100 a transporte coletivo.

Os números assustam e revelam uma sociedade doente, fragilizada, que clama por segurança. 

Em resposta, o governo acena com a contratação de mais pessoal e armamentos, o que não resolve o problema. Ou os crimes não se repetiriam ano a ano, revelando os equívocos da política de segurança que vem sendo adotada. 

Como a população, confusa, continua  relacionando a violência a uma  suposta ausência de policiamento, o governo dá a resposta que julga capaz de reduzir a pressão social, e em parte considera que cumpriu seu papel. 

Mas o fracasso dessas medidas impõe outro raciocínio: o de que segurança não é apenas policiamento ostensivo. É, antes,  educação, que não pode se restringir a escola. Tem que chegar às famílias  através de ação social, do esporte e do lazer. Ensinar as pessoas a serem mais tolerantes, porque os crimes de homicídio, por exemplo, em grande número ocorrem entre vizinhos e até mesmo entre familiares.

 

Coluna do Holanda

Coluna do Holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Siga-nos no

Google News

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!