O número de homicídios registrados no Amazonas entre janeiro de 2021 e agosto deste ano totaliza 3.627. Durante o mesmo período os roubos a pedestres somaram 67.223. Foram 5 mil investidas de assaltantes contra o comércio, mais 2,6 mil roubos a residências e 4.100 a transporte coletivo.
Os números assustam e revelam uma sociedade doente, fragilizada, que clama por segurança.
Em resposta, o governo acena com a contratação de mais pessoal e armamentos, o que não resolve o problema. Ou os crimes não se repetiriam ano a ano, revelando os equívocos da política de segurança que vem sendo adotada.
Como a população, confusa, continua relacionando a violência a uma suposta ausência de policiamento, o governo dá a resposta que julga capaz de reduzir a pressão social, e em parte considera que cumpriu seu papel.
Mas o fracasso dessas medidas impõe outro raciocínio: o de que segurança não é apenas policiamento ostensivo. É, antes, educação, que não pode se restringir a escola. Tem que chegar às famílias através de ação social, do esporte e do lazer. Ensinar as pessoas a serem mais tolerantes, porque os crimes de homicídio, por exemplo, em grande número ocorrem entre vizinhos e até mesmo entre familiares.
Coluna do Holanda
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Aviso