Bastidores da Política - Eleição de Josué foi derrota de Wilson Lima. Cenário é de fim de governo


Eleição de Josué foi derrota de Wilson Lima. Cenário é de fim de governo

Por RAIMUNDO DE HOLANDA

16/12/2020 20h12 — em Bastidores da Política

A bancada do governo rendeu-se à oposição e ajudou a eleger nesta quarta-feira o  presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto,  para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Os votos dos governistas em Josué retratam o momento de desgaste do governador  Wilson Lima, colocado na posição de dois joelhos e duas mãos sobre o chão. ‘Um dia histórico",  comemorou Josué, numa explosão de quem construiu uma posição de vantagem, "plantou uma árvore, fez um filho e pode escrever um livro".

Tudo o que o governador não queria, tudo o que ele e sua bancada consentiram nesta quarta-feira. Nem a honra de perder, mas perder com dignidade,  foi o principio adotado pelo governador. Seus poucos aliados se uniram à oposição.

Ainda nesta quarta-feira, um novo pedido de impeachment colocou novamente  Wilson Lima  em uma perigosa linha de tiro. O pedido faz menção ao "maior esquema de corrupção da história do Amazonas”, e a uma “conduta genocida" que resultou na morte de milhares de pessoas, vitimas da Covid.

O pedido é mais consistente que os já apresentados e o momento é   de desvantagem para o governador, que perdeu sua base de sustentação politica na Assembleia Legislativa.

O ano de 2021 vai começar  daqui  a menos de 15 dias, e o cenário politico  começou a ser desenhado nesta terça-feira. O quadro a ser pintado  é de fim de mundo para o governador…

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.