Compartilhe este texto

Braga deve assumir pré-candidatura ao governo do Amazonas


Por Raimundo de Holanda

03/07/2022 19h12 — em
Bastidores da Política



Próximo de selar uma aliança com o ex-presidente Lula, o senador Eduardo Braga (PMDB), deve lançar sua pré-candidatura ao governo do Amazonas nos próximos dias. O apoio de Lula a Braga, se confirmado, pode arrastar com ele, além do PT, o PCdoB, o PSB , o PV e o PSD, com potencial para mudar radicalmente o mapa eleitoral que vinha sendo desenhado no Estado e antecipava uma polarização entre o ex-governador Amazonino Mendes e o governador Wilson Lima.

Outras mudanças são as projeções de segundo turno, que agora ficam mais indefinidas, com a tendência de crescimento de Braga, empurrado pela popularidade de Lula em Manaus.

O quadro é outro, com mais riscos para Wilson Lima e Amazonino Mendes, mas o processo eleitoral ganha dinamismo e o eleitorado uma opção a mais de voto, na medida em que tem a possibilidade de avaliar currículos, os projetos e o legado dos candidatos – afinal, um é governador, enquanto  Amazonino e Braga são ex-governadores .

A história de cada um está escrita. O eleitor interessado no futuro do Estado, pode avaliá-los a partir de uma simples consulta às principais plataformas de internet.



Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.