Com o pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal de Bolsonaro, a Polícia Federal fecha o cerco contra o ex-presidente. Juristas, como Miguel Reale Jr, já admitem existirem elementos para a sua prisão preventiva. O caso remonta a negócios típicos de pequenos delinquentes: a venda de joias e presentes recebidos durante o mandato. Não seria motivo para prisão, mas parece estar em curso também um pedido de busca e apreensão na casa do ex-presidente. É fato que há um componente político envolvido, o que torna a situação de Bolsonaro muito difícil.
Pra quem disse ser imbroxável, imorrível, incomível, e que nunca seria preso, Bolsonaro deve estar vivendo o seu maior pesadelo, devorado pela contundência do pedido de busca e apreensão em sua casa, o que inevitavelmente levaria qualquer um a brochar.
Bolsonaro cometeu muitos erros durante o seu governo e há razões para que seja investigado, mas é pena que exista um claro envolvimento do poder político nessas investigações e nas decisões judiciais. Isso não é bom para o sistema de justiça e para a democracia.
O risco é tantos excessos e tentativas de destruir Bolsonaro acabem o vitimizando
Coluna do Holanda
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Aviso