Compartilhe este texto

As boas e as más intenções dos eleitores do Amazonas


Por Raimundo de Holanda

31/05/2022 20h19 — em
Bastidores da Política



Ainda é uma foto, um flagrante das intenções do eleitorado a pesquisa Perspectiva para o governo do Amazonas divulgada nesta terça-feira. Nada que não possa ser alterado até outubro. Ou antes disso. Pesquisas avaliam cenários e intenções, mas cenários mudam. Intenções, também. O que não muda é a história  dos personagens em cima do palco e o que eles representam.

Infelizmente, não é a história de cada um deles que vai definir a eleição, mas o humor do eleitorado, que muda  todo dia (e as estratégias  de campanha, que mexem com a cabeça do eleitor). Não esquecendo o velho vilão: o dinheiro. Por isso as pesquisas mostram cenários diferentes a cada a semana.

Não queria entrar nos números disponibilizados. Afinal,  como  avaliar uma pesquisa de forma honesta e imparcial sem ser contaminado pela preferência?

Vou transcrever abaixo um resumo feito pelo publicitário Durango Duarte, diretor da Perspectiva, com os cenários que aparecem agora e as possibilitas de Amazonino, Wilson Lima e Eduardo Braga.

Logo em seguida, novamente, toda a pesquisa para você avaliar as diversas possibilidades dos candidatos ao governo do Amazonas e à presidência da República:

"Amazonino Mendes lidera na capital, com 33%, Wilson  Lima tem 20% e Eduardo Braga 13%. No interior, Wilson é quem fica em

primeiro, com 34%, Amazonino é o segundo com 25% e Eduardo Braga vem em terceiro lugar com 23%. Entretanto cabe aqui uma ressalva:  se a amostra pudesse atingir os 61 municípios  do Amazonas, a tendência era, provavelmente, a de que Eduardo Braga apresentasse um maior número de intenções de voto.

Na variável “sexo”, ao contrário do seu histórico de eleições anteriores, Amazonino hoje tem mais votos entre os homens (32% a 27%) do que Wilson e Braga. Na "escolaridade*, empate técnico entre Wilson (30%) e Amazonino (29%) nos eleitores com ensino fundamental completo ou incompleto, enquanto Amazonino venceria Wilson e Braga nos eleitores com ensino superior completo ou incompleto: 29% contra 24% e 12%, respectivamente.”

Taí. Agora de novo para você avaliar em detalhes, toda a pesquisa, inclusive com as intenções do eleitorado para presidente da República.

Clique para baixar arquivo

Veja também:

Amazonino lidera e tem 33,4% em pesquisa para governador do Amazonas

Amazonino lidera pesquisa para Governo do Amazonas; Wilson e Braga empatam em 2º

Amazonino lidera corrida eleitoral segundo pesquisa da Rede Diário



Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.