Compartilhe este texto

Amazonino é lembrado. Fazia mais...


Por Raimundo de Holanda

30/01/2017 20h59 — em
Bastidores da Política



O ex-prefeito Amazonino Mendes deixou a politica em 2012, e não pensa retornar, mas é citado todas as vezes que a prefeitura fica à deriva. 

A melhoria do transporte urbano, com a renovação de 800 ônibus, foi uma das realizações de seu governo. 

Construiu viadutos e melhorou o sistema viário de Manaus.  

A relação dele com a Cãmara foi marcada por divergências, mas valorizava os parlamentares e  acatava suas sugestões.

Os vereadores não gostam de fazer comparações, mas dizem que Amazonino foi melhor do que Arthur em quase tudo - na relação com a Câmara, com as pessoas e com a própria cidade. 

O que fez Amazonino diferente de Arthur, afinal? A sabedoria, a vivência como homem público, a leitura... (RH)

ARTHUR ESTÁ VOLTANDO...

O prefeito Arthur Neto retorna das férias entre hoje e amanhã. Vai encontrar uma cidade diferente da que deixou dois meses atrás. 

Castigada pelas chuvas,  com perfil desbotado, quase nua, Manaus exibe feridas que precisam ser cicatrizadas.

Reconstruir suas vias, desobstruir esgotos e desassoriar igarapés são ações urgentes que vão exigir um grande esforço e recursos financeiros que a prefeitura, se não os tem, precisa buscá-los. 

Arthur não é um visitante que retorna depois de 60 dias ausente e faz comparações. Era o prefeito de antes e é o  prefeito de agora. Portanto, se espera dele mais do que palavras, ou transferência de responsabilidades.

Há ainda a questão do transporte póblico, que só ganhou ingredientes complicadores na última semana. 

Muitos desafios pela frente que vão exigir de Arthur a demonstração de que a confissão de amor a Manaus, feita entre lágrimas durante a última campanha, não foi  teatro para  gerar comoção no eleitorado.(RH)

EMENDAS DE ALESSANDRA

E a deputada Alessandra Campêlo, quem diria, está dando uma ‘força’ para o prefeito Arthur Neto a quem tanto combateu antes de 2016. Com R$ 900 mil em emendas impositivas destinados aos esportes no município, Alessandra reuniu ontem com o secretário Fabrício Lima para definir como viabilizar a execução das emendas. Claro que Alessandra não deixou de lado o esporte ‘preferido’ do prefeito, o jiu-jitsu.
     
 REINVENTANDO TUDO DE NOVO
 
A prefeitura de Manaus, em parceria com o Sebrae realizará na próxima sexta-feira a 2ª reunião preparatória para o IV Encontro dos Municípios, da Frente Nacional de Prefeitos, será realizada de 24 a 28 de abril, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Diante da crise política e econômica os prefeitos vão debater o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. No amazonas, por exemplo, precisariam primeiro ‘inventar’ para depois ‘reinventar’ a governança, já que as cidades parecem não ter governo.

LÍNGUA AFIADA
 
O deputado José Ricardo já está com a língua ‘afiada’ para entrar na briga da tarifa de ônibus, a partir da reabertura dos trabalhos legislativos. No seu melhor estilo oposição radical, deixou claro numa nota divulgada ontem por sua assessoria: "Sou contra o reajuste da tarifa”. Segundo ele, o ônus recai sobre o trabalhador, “em um momento que o salário está praticamente congelado”.

@@@

Indiretamente, o Zé defende a ‘aliança’ entre governo e prefeitura para “garantirem um serviço de qualidade.

Siga-nos no

ASSUNTOS: Amazonino, Arthur Neto

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.