Compartilhe este texto

Amazonas registra 334 mortes por covid este mês .É normal ?


Por Raimundo de Holanda

30/10/2020 4h54 — em
Bastidores da Política



Outubro computava até esta quinta-feira 334 óbitos por covid 19 no Amazonas. É um número alto, que aponta para a ação de uma possível variante do coronavirus. Sem nenhum estudo para avaliar eventual mutações do vírus ou a letalidade de novas cepas, o Amazonas figura no mapa vermelho em meio a dados nem sempre confiáveis e a um achismo perigoso das autoridades. A aposta, é obvio, é que o vírus perca força e cause menos danos à população, mas  o risco de uma crescente mortandade é sempre presente.  

Se isso ocorrer, a quem responsabilizar ? Os órgão de controle de epidemias estão praticamente inativos, não há nenhum grupo cientifico formado para estudar possíveis mutações do vírus e dimensionar sua letalidade.

O problema vem sendo tratado sem nenhuma responsabilidade, sem nenhuma preocupação em descobrir o que está em curso. A verdade  é que a população vem sendo tratada como uma boiada, em curral contaminado.

Se esse vírus voltar a matar  nos níveis do inicio da pandemia, os primeiros a cair serão os governos. Por pressão da sociedade. 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.