Início Coluna do Holanda A humilhação de americanos e europeus em uma guerra que eles provocaram
Coluna do Holanda

A humilhação de americanos e europeus em uma guerra que eles provocaram

Coluna do Holanda
Por Coluna do Holanda
25/02/2022 às 23h27 — em Coluna do Holanda
Envie
Envie

Os americanos e europeus não sabem como lidar com Vladimir Putin. Falam muito, ameaçam, mas sabem que não tem como  impedir que Kiev, a capital da Ucrânia, caia em poder russo. Começam  a tentar compreender um ator imprevisível, capaz de desencadear um conflito nuclear e espalhar a guerra por todo o Planeta. Kiev vai cair, provavelmente neste final de semana, sem que EUA e Europa movam as forças da Organização  do Tratado do Atlântico Norte que estão na Polônia e outros países do Leste Europeu.

Ucranianos foram enganados pelo Ocidente, especialmente pelos americanos que acenaram com sua adesão à Otan.  Na verdade, essa sinalização foi uma provocação  à Rússia e tornou a Ucrânia um alvo previsível.

O incêndio em Kiev é responsabilidade dos EUA e seus aliados europeus. Mas muito mais dos americanos, com sua politica de expansão de sua influência pelo mundo.

Os Estados Unidos vendem o sonho da paz e da democracia, mas é um país excludente. É só ver a situação dos afroamericanos e dos latinos americanos, dos refugiados que são expulsos de forma criminosa do país.

O sonho americano - ideal de liberdade e de sucesso - é compartilhado por uma minoria branca e rica. O que a América tem a oferecer para o resto do mundo é guerra, expansão de suas fronteiras,  influência geopolítica. Nada mais. É só ver o muro construído na fronteira com o México, suas incursões no Iraque e no Afeganistão, sua arrogância  na diplomacia, seu desejo de caber a ele a primeira e a última palavra.

O mundo vai mal, em grande parte pela ação de Putin na Ucrânia, mas muito mais pelo desejo dos americanos de expandir sua influência sobre países do Leste Europeu, o que  é uma clara provocação  aos russos. Eis a origem desse conflito. Ou a principal razão.

WhatsApp_Image_2022-02-25_at_19_56_39.jpeg
WhatsApp_Image_2022-02-25_at_19_56_39.jpeg
Coluna do Holanda

Coluna do Holanda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.

Siga-nos no

Google News

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?