Compartilhe este texto

Julián Fuks é o convidado de julho do Encontro de Leituras

Por Folha de São Paulo

01/07/2022 15h05 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe em julho o escritor Julián Fuks, que discutirá com leitores seu romance "A Ocupação". A conversa acontece no dia 12, a partir das 18h de Brasília (22h de Lisboa).

Publicado pela Companhia das Letras em 2019 no Brasil, e em 2020 em Portugal, o livro compartilha o mesmo universo de "A Resistência", que rendeu a Fuks três prêmios Jabuti (melhor romance e livro do ano, em 2016, e melhor livro brasileiro publicado no exterior, em 2019) e o prêmio José Saramago de 2017.

Sebastián, narrador de "A Resistência" que expressa o projeto autoficcional do autor, volta ao novo romance, escrito depois de uma residência artística de três meses no Hotel Cambridge, uma ocupação do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro) em São Paulo. Fuks também se beneficiou de uma mentoria do escritor moçambicano Mia Couto.

O debate com a escritora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Yara Nakahanda Monteiro, Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, Valter Hugo Mãe e Ondjaki.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura