Compartilhe este texto

Segundo WWF, Brasil foi culpado de 43% do desmatamento entre 2004 e 2017

Por Portal Do Holanda

25/01/2021 10h54 — em
Amazônia


Foto: Reprodução/WWF

A ONG World Wildlife Fund (WWF) divulgou um relatório em que estuda o desmatamento de florestas tropicais em 24 frentes na Ásia, América Latina e na África.

A pesquisa focou-se nas áreas tropicais e subtropicais, que corresponderam a cerca de dois terços do desmatamento global entre 2000 e 2018 e onde a fragmentação das florestas é importante. O estudo mostra que 43 milhões de hectares de floresta tropicais, equivalente ao tamanho do México – foram desmatados nessas áreas entre 2004 e 2017.

Ao detalhar a destruição de floresta tropicais no Brasil, o estudo indicou que a Amazônia é afetada principalmente pela pecuária e pelo desenvolvimento de infraestrutura de transporte, mas também citou a agricultura comercial e familiar, a exploração madeireira, a mineração, as hidrelétricas e os incêndios como outras causas.

Em relação à Amazônia são propostas ações como a eliminação da grilagem e da especulação imobiliária, a redução do desmatamento em propriedades privadas, facilitando pagamentos por serviços ambientais combinados com iniciativas de mercado para abastecimento sustentável, o incentivo ao aumento da produtividade por meio de investimentos direcionados e o fornecimento de assistência técnica para melhorar o desempenho dos pequenos produtores.

Já para o Cerrado brasileiro as medidas sugeridas são a expansão das áreas protegidas para pelo menos 17% do mínimo exigido pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), a redução do desmatamento em propriedades privadas com iniciativas de mercado para produção sustentável e por meio de pagamentos por serviços ambientais e a ampliação da técnica para incentivar a produtividade do setor pecuário.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazônia

+ Amazônia