Museu da Amazônia está com dificuldades financeiras por conta da pandemia

Por Portal do Holanda

12/01/2021 10h41 — em Amazônia

Foto: Museu da Amazônia (MUSA)

Com as portas fechadas para atender o desígnio do fechamento de serviços não essenciais no estado do Amazonas por conta da pandemia do coronavírus, o Museu da Amazônia (Musa), em Manaus, está enfrentando problemas para pagar o salário de seus funcionários. Sem contar com os valores dos ingressos e do consumo dos visitantes, principal fonte para o pagamento de seus empregados, a instituição tem pedido doações para conseguir fechar as contas.

No meio do primeiro fechamento, que durou dos meses de março a junho, os funcionários receberam o seguro-desemprego e ficaram abaixo dos seus rendimentos habituais. Após a reabertura do museu com um público menor, em julho, eles continuaram recebendo 50% do auxílio pago pelo governo estadual e a outra metade pela instituição.

“Este último mês finalizou essa possibilidade (seguro-desemprego) que nos ofereceu o governo do Amazonas. Para o próximo mês, a gente não tem informação ainda sobre quais serão e se terá ajuda do governo para enfrentar a pandemia”, conta Filippo Stampanoni Bassi, diretor científico adjunto do Musa.

Criado em 2009, o Musa ocupa 100 hectares da reserva florestal Adolpho Duck e funciona como um laboratório a céu aberto para que centros de produção de conhecimento desenvolvam pesquisas e capacitem seus alunos. A instituição também faz divulgação científica para seus visitantes por meio de diversos ambientes como trilhas, viveiros de orquídeas e bromélias, aquários, lagos, jardim sensorial e uma torre de 42 metros de altura com vista para as árvores da floresta.

Dentre os últimos trabalhos desenvolvidos pela instituição estão as reconstrução dos fósseis de Preguiça-gigante (Eremotherium laurillardi), com 3 metros de altura e com quase 5 toneladas de peso e fósseis de outras espécies em extinção. E para fazer a manutenção da infraestrutura física, de fauna e de flora do Musa, mesmo de portas fechadas, há funcionários trabalhando no Musa.

 

Museu da Amazônia

CNPJ 10.795.098/0001-74

Banco do Brasil – Agência 3053-8 – Conta corrente 37300-1

Código swift para pagamento no exterior: BRASBRRJBHE

Enviar o comprovante para o e-mail dizendo que se trata de uma doação: [email protected]


+ Amazônia