Brasil quer ajuda financeira dos EUA para combater o desmatamento

Por Portal do Holanda

22/02/2021 10h31 — em Amazônia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Durante reunião com o representante para assuntos de clima do governo americano, John Kerry, membros do governo do presidente Jair Bolsonaro endereçaram um recado aos Estados Unidos: o Brasil está disposto a combater o desmatamento e queimadas, especialmente na Amazônia, mas precisa de apoio financeiro internacional para cumprir metas.

De acordo o jornal O Estado de S. Paulo, o governo Bolsonaro argumentou que o Brasil vem se comprometendo a enfrentar as mudanças climáticas no âmbito do Acordo de Paris, mas não vem recebendo contrapartidas financeiras suficientes. 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, classificou o encontro com uma “excelente reunião” e disse que o Brasil pretende negociar com os americanos questões envolvendo créditos de carbono, mecanismo por meio do qual países ou empresas que poluem podem comprar créditos de atores que preservam florestas como forma compensar suas emissões.

Já Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, foi mais discreto, e reproduziu uma nota do Itamaraty que apontou que no encontro, foram examinadas possibilidades de cooperação e diálogo entre o Brasil e os EUA na área de mudança do clima e de combate ao desmatamento.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazônia