Compartilhe este texto

Sequenciamento genômico deve ajudar a rastrear novos casos da Ômicron no Amazonas

Por Portal do Holanda

16/01/2022 10h35 — em
Amazonas


Variante pode ser a causadora da nova onda da covid no estado - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Devido à explosão de casos de covid e a chegada da nova variante Ômicron no Amazonas, a FVS encaminhou 600 amostras de genoma, coletadas por meio de testes RT-PCR em pessoas que testaram positivo, para sequenciamento genômico.

O processo será feito no Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e tem o objetivo de rastrear casos da nova cepa no estado e descobrir se a nova onda de infecções está atreladas à ela.

Dentre as ações de vigilância, o sequenciamento genômico, tem sido utilizado para identificar variantes da Covid-19, com objetivo de rastrear e monitorar os casos. A partir disso, é possível adotar medidas e traçar estratégias para contenção da doença.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas