Compartilhe este texto

Semsa faz levantamento de infestação de mosquito em Manaus

Por Portal Do Holanda

12/11/2015 9h22 — em
Amazonas



A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou, na segunda-feira, 9, um novo Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa). A estratégia, que será executada em  dez a 15 dias, consiste em um método de amostragem simples que visa facilitar a obtenção de informações sobre o índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da Febre Chikungunya e da Febre Zika.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, informou que os profissionais de saúde devem visitar mais de 27 mil imóveis em todos os bairros de Manaus, envolvendo uma equipe de aproximadamente 300 servidores, entre agentes de controle de endemias, supervisores, coordenadores e demais profissionais da Semsa.

“O trabalho é baseado na realização de visita domiciliar, buscando identificar as larvas do mosquito, eliminar e tratar os potenciais criadouros. Os agentes de endemias também irão realizar ações de Educação em Saúde para orientar a população quanto aos sinais e sintomas das doenças”, explicou Homero de Miranda Leão.
Casos caíram mais de 27%

No período de janeiro a outubro deste ano, a Semsa notificou 2.847 casos de dengue, uma redução de 27,6% em relação ao mesmo período de 2014. “A redução de casos de dengue é importante, mas é importante lembrar que o Aedes pode transmitir quatro sorotipos de dengue e também o vírus chikungunya e o Zika V, doenças virais com sintomas parecidos que devem ser diferenciadas através do diagnóstico clínico epidemiológico realizado pelo profissional de saúde habilitado. Aparecendo qualquer sintoma suspeito, é importante buscar uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico, tratamento e exames”, orientou a gerente.

A Semsa também registrou este ano a notificação de 146 casos de chikungunya, tendo a confirmação de 14 casos, onde cinco são autóctones e os demais “importados” (pessoas que contraíram a doença em outros locais). Em 2014, foram 26 casos notificados, tendo a confirmação de seis casos e todos “importados”.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas