Compartilhe este texto

Semsa descarta surto de meningite após morte de criança em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/11/2016 18h18 — em
Amazonas



Manaus/AM - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) descartou um surto de meningite rara em Manaus após uma criança de 2 anos morrer com o diganóstico da doença nesta sexta-feira(11). 

De acordo com a Semsa, a bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) atinge principalmente crianças até cinco anos, podendo causar diferentes doenças infecciosas, inclusive a meningite, que geralmente tem um início súbito com febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. A transmissão da Hib se dá pelo contato com pessoas infectadas, mesmo que estes não apresentem manifestações clínicas.

Ainda segundo a secretaria, Manaus não apresentava registros de meningite por Hib desde 2014, quando houve quatro casos e um deles evoluiu para óbito. A Semsa descarta a suspeita de surto ou agregado de casos e está prestando acompanhamento integral ao caso registrado hoje(11). 

A vacinação é a única forma de se prevenir contra a doença e que se encontra disponível na rede pública de saúde, através da vacina Pentavalente, com uma eficácia de 95% a 100% após a aplicação do esquema completo de imunização.

A vacina contra o Hib deve ser aplicada de acordo com o calendário vacinal na faixa etária de dois, quatro e seis meses de vida e em caso de atraso em relação às datas previstas, deverá procurar uma unidade de saúde para tomar a próxima dose da vacina. Crianças com mais de cinco anos geralmente não precisam ser vacinadas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, meningite, Semsa, surto, Amazonas

+ Amazonas