Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Prefeitura lança Concurso de Promoção da Saúde para rede pública de ensino

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou o Concurso de Promoção da Saúde nas escolas da rede pública de ensino de Manaus. A ideia é sensibilizar a comunidade escolar sobre atitudes e hábitos de vida saudáveis. O concurso é voltado para alunos do Ensino Infantil ao Nível Médio e vai eleger as melhores frases, desenhos e vídeos para serem utilizados na confecção de materiais educativos e ações de alimentação saudável, prevenção da dengue, tabagismo e acidentes de trânsito.

O lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira, 31, na Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul da capital, reunindo representantes das instituições parceiras da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon).

A meta é promover a reflexão sobre os temas relacionados à promoção da saúde entre gestores, professores, alunos e familiares, promovendo mudanças de hábitos além dos muros das escolas e criando ações concretas no cotidiano da população.

“O curativo, o remédio e a consulta médica são desdobramentos de quando o indivíduo já está acometido de uma enfermidade. O que queremos é exatamente nos antecipar, por intermédio da educação e do envolvimento de crianças e adolescentes com os temas da saúde”, afirmou a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Lubélia Sá Freire.

Categorias

O concurso está organizado em quatro categorias: Desenho sobre alimentação saudável – para o público de educação infantil (pré-escola); Desenho sobre a prevenção da dengue – para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; Frase ou Slogan sobre a prevenção do tabagismo – para candidatos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e Vídeo sobre a prevenção de acidentes de trânsito envolvendo pedestres – para estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
O período de inscrição será de 3 a 21 de agosto de 2015, nas próprias escolas da rede pública. Os trabalhos deverão seguir os critérios de avaliação pré-estabelecidos no regulamento do concurso. O prazo para envio dos trabalhos inscritos às secretarias de educação do Estado e Município é de cinco dias, no período de 24 a 28 de agosto de 2015.

Os componentes da banca avaliadora serão convidados de instituições que trabalham com os temas relacionados. Vão ser premiados os três primeiros lugares de cada eixo, totalizando 12 alunos premiados durante o evento. O resultado final será divulgado no dia 14 de setembro e a premiação do concurso para os alunos vencedores será no dia 25 de setembro de 2015.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.