Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Prefeitura apoia movimentos pró-arborização em passeata contra queimadas

Publicado

em

A  Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), participou na manhã deste domingo, 1º, do ato público de repúdio às queimadas no Amazonas, promovido pelos movimentos Manaus Mais Verde e Eu Que Plantei, ambos criados para incentivar a arborização da cidade.



O evento contou com o apoio de outros órgãos parceiros, a exemplo da Universidade da Terceira idade (Unati), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), OCAs do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e Implurb. Foram distribuídas mais de 400 mudas, além de material informativo produzido pela Semmas sobre os malefícios causados pelas queimadas à saúde humana, principalmente para crianças e idosos. O ato ocorreu na orla do Parque Ponta Negra.



O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destacou a importância da parceria do poder público com os movimentos sociais que buscam melhoria da qualidade ambiental na cidade.  “É muito importante estarmos próximos e dando apoio a essas iniciativas da população porque também precisamos dela como parceira para obtermos o êxito de nosso trabalho de arborização e prevenção às queimadas urbanas”, explicou. 



Ele ressaltou que a prefeitura vem intensificando as  atividades voltadas à prevenção e a sensibilização da população no tocante às queimadas urbanas, com atendimento de denúncias feito diariamente e o contato com as lideranças comunitárias para a realização de palestras em associações de moradores. “Este é um trabalho que fazemos o ano todo, mas estamos intensificando neste momento por estarmos vivenciando um período de verão prolongado e atípico, que tem se agravado em  função das queimadas em todo o Estado”, afirmou Itamar Mar.  



E lembrou que a partir do início do período chuvoso a Semmas intensificará a reposição e o plantio de novas mudas em toda a cidade e para isso precisará do apoio dos movimentos. “Queremos organizar mutirões de arborização, contando com a parceria de todos os integrantes dos movimentos que hoje lutam conosco para tornar Manaus mais verde não só para plantar como também para proteger as mudas plantadas”, observou.



A coordenadora do grupo Eu Que Plantei, Luciana Nobre, destacou a parceria com os órgãos do poder público como um dos fatores motivadores do trabalho em prol da arborização. “A caminhada na Ponta Negra ganhou a parceria de cidadãos e instituições igualmente engajadas no reflorestamento, todos saíram de sua zona de conforto e fomos demonstrar nosso desejo de uma cidade mais arborizada, e nossa disposição de colaborar para que isso aconteça”, afimou. Também estiveram presentes a OCA do Conhecimento Ambiental, ONG União de Política Animal (UPA), Batucada do Garantido e o viveiro Paraíso Florestal.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.