Policlínica inicia tratamento de grupo de fumantes em novo ambulatório
Manaus/AM - No Dia Mundial de Luta contra o Tabaco, 31 de maio, foi inaugurado mais um novo Ambulatório de Tratamento e Controle do Tabagismo, localizado na Policlínica Anna Barreto Pereira, na avenida Grande Circular, s/n, bairro Monte Sião, zona Norte. Nesta quarta-feira (1º) um grupo formado por 16 moradores de comunidades próximas, inicia o tratamento na unidade de saúde com o propósito de parar de fumar.
De acordo com o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, são mais de 50 doenças relacionadas ao uso do tabaco, produzidas diretamente por pessoas que fazem uso de charutos, cigarros e cachimbos. Os usuários destes produtos, segundo dados científicos, introduzem no organismo humano mais de 4.700 substâncias tóxicas, dentre elas, a nicotina, responsável pela dependência química; o monóxido de carbono, um gás venenoso; e o alcatrão, composto por mais de 40 substâncias pré-cancerígenas.
As ações de combate ao tabagismo são oferecidas gratuitamente na rede de saúde do município. Atualmente o tratamento está sendo disponibilizado por 19 ambulatórios, localizados nas Unidades de Saúde, nas quatro zonas de Manaus e conta com equipes multidisciplinares formadas por profissionais psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.
As pessoas interessadas em saber como parar de fumar, podem obter outras informações por meio da central 0800 280 8 280. A ligação é gratuita.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas