Em Manaus, ovos de páscoa tem até 104% de diferença nos preços

Por Portal do Holanda

14/03/2016 18h32 — em Economia

Manaus/AM - Com a aproximação da Páscoa, a população se depara com uma grande variedade de Ovos de Chocolate nos supermercados e lojas especializadas. Por isso, a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou pesquisa de preços para orientar os consumidores, detectando uma variação de até 104% nos ovos de Páscoa nos estabelecimentos comerciais

Com a diversidade de marcas no mercado é necessário uma pesquisa por parte do consumidor. “Sempre orientamos a pesquisa de preços, pois há variações de valores de um estabelecimento para o outro, além disso, o consumidor deve ficar alerta aos prazos de validade. É importante que a precificação não supere a diferença entre o ovo mais barato e o mais caro, entre 20%”, alertou o coordenador do Procon Manaus, Alessandro Cohen.

Se depender do gosto da criançada, as atenções se voltam para os que possuem os famosos “brinquedos-surpresa”. Porém, os cuidados devem ser redobrados, inclusive verificando as indicações da faixa etária, se o brinde não possui peças pequenas demais que ofereçam riscos à saúde e, principalmente, se há o selo de inspeção do Inmetro (Instituto de Pesos e Medidas), pois é ele que atesta se o produto possui especificações para garantir a proteção e segurança das crianças.

Em tempos de crise, muitos consumidores também dão preferência aos Ovos de Páscoa caseiros por serem os mais baratos. Mas de acordo com o Procon Manaus, é necessário sempre saber a procedência, higiene, qualidade da matéria-prima e dar preferência aos artesãos conhecidos ou recomendados.

Ovos especiais

Um alerta importante é para as pessoas que possuem intolerância à lactose e ao glúten. Existem no mercado produtos sem esses ingredientes, assim como para os diabéticos. O importante é sempre ler no rótulo a composição dos produtos. 

Formas de pagamento

O Procon Manaus também orienta que pagamento à vista, débito, crédito ou em cheque deverão ser cobrados o valor de à vista. O comerciante não pode fixar valores mínimos para a modalidade dos cartões ou cheque, orienta o Procon Manaus.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor poderá dirigir-se a sede da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), localizada na rua Afonso Pena, 38 – Centro ou ligar 0800 092 0111.

 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Economia