Compartilhe este texto

Novos equipamentos proporcionam cirurgias menos invasivas na FCecon

Por Portal Do Holanda

17/12/2020 10h32 — em
Amazonas


Equipe de Enfermagem da FCecon durante treinamento para uso da torre de vídeo - Foto: Laís Pompeu

Manaus/AM - As duas novas torres de vídeo, adquiridas pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), irão proporcionar mais tecnologia, procedimentos menos invasivos e redução no tempo de internação aos pacientes oncológicos e mais recursos aos profissionais que atuam na instituição em procedimentos cirúrgicos oncológicos.

Considerada um dos melhores equipamentos disponíveis no país, a torre de vídeo é empregada para realização das cirurgias laparoscópicas, um tipo de procedimento minimamente invasivo, feito através de pequenas incisões e, portanto, menos traumático que as cirurgias convencionais. Neste caso, o trauma cirúrgico é minimizado através deste procedimento, tendo ainda efeito estético melhor, pois as cicatrizes cirúrgicas são bem menores.

“Sem dúvida, as cirurgias laparoscópicas são extremamente vantajosas aos nossos pacientes. Através dessas cirurgias, o paciente sente menor dor no pós-operatório e, portanto, a tendência é usar uma quantidade menor de analgésicos. Outro ganho é o tempo de internação, que tende a ser menor, e esse paciente tem uma alta hospitalar mais precoce”, destaca o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

 

Melhorias

Uma das torres já se encontra disponível para uso dos cirurgiões da FCecon desde os primeiros dias de dezembro. O equipamento, da fabricante Storz, contém sistema de gravação de imagem full-HD; microcâmera digital; monitor de alta resolução - 4k; fonte de luz LED; insuflador; endoscópio; dentre outros itens.

As duas torres de vídeo foram adquiridas a um custo total de R$ 720 mil, com recursos de emendas parlamentares destinadas pelos deputados estaduais Belarmino Lins e Ricardo Nicolau.

Especialidades

 A Fundação já realiza cirurgias laparoscópicas e contava, até o início de dezembro, com uma torre de vídeo. Segundo a gerente do Centro Cirúrgico da unidade, enfermeira Graça Godim, de janeiro a novembro de 2020, foram realizadas 200 cirurgias deste tipo, principalmente procedimentos na Urologia e Oncologia Geral.

Uma das especialidades que serão beneficiadas com a chegada das torres de vídeo é a Urologia, que realiza tanto cirurgias laparoscópicas, como as nefrectomias (retirada de rins) e as prostatectomias (retirada da próstata), quanto as cirurgias endoscópicas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas