Mulheres vítimas de violência terão "Alerta do Pânico" no celular
Manaus/AM - Um novo aplicativo permite que mulheres que tenham sofrido violência e estejam incluídas no programa de proteção a vítimas, enviem pelo smartphone um chamado de emergência à polícia quando estiverem em situação de risco. A ferramenta, chamada de “Alerta Rosa”, será lançada junto com o Portal da Mulher Amazonense, no próximo dia 29, às 09h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) na avenida André Araújo, 1706 bairro Aleixo, zona Centro-sul.
O objetivo das novas ferramentas é dar mais agilidade ao atendimento das vítimas de violência e estabelecer um canal de comunicação e relacionamento entre a população e a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sepm/Sejusc). O projeto do Portal da Mulher Amazonense e o aplicativo “Alerta Rosa” é uma iniciativa do Governo do Estado, criado em parceria com a FabriQ Projetos e a Samsung Eletrônica da Amazônia.
De acordo com o gerente de Projeto da FabriQ, Daniel Goettenauer, a mulher poderá acionar o “Alerta Rosa” quando estiver em situação de risco e após ser incluída no programa de proteção às vítimas de violência, das Delegacias da Mulher. O aplicativo funciona com um sistema GPS, que localiza a mulher no momento do envio do pedido de ajuda, e poderá ser baixado na loja do Google Play para smartphones, com sistema operacional Android.
A secretária da Sejusc, Graça Prola, explicou que no portal da Mulher Amazonense também vai ser possível encontrar outras ferramentas além da denúncia, e ainda testes para saber se a mulher está sofrendo algum tipo de agressão e qual a gravidade.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas